terça-feira, 13 de abril de 2010

Coelhinho da Páscoa

Hoje vamos contar o que foi feito aqui na escola para celebrar a Páscoa. Com rolos de papel higiénico e cartolina de várias cores fizemos uns coelhinhos da páscoa, que servem para guardar as amêndoas e os ovos de chocolate, que assim como o coelho, fazem parte da tradição da Páscoa.



Curiosidade: Sabias que essa tradição do coelho e dos ovos é muito antiga e tem a ver com a Primavera? Para os antigos habitantes da Europa, festejar a Primavera sempre representou a passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer.

Já reparaste que a Páscoa não acontece sempre no mesmo dia do ano? Por exemplo, o dia 25 de Dezembro é o dia do Natal e isso para nós nunca muda de data, mas o nosso coelhinho vive saltando de data em data no calendário e nós temos que correr atrás para descobrir em que dia vai parar, e mais... sabias que quem determina o dia da Páscoa não é o nosso calendário normal, mas o calendário lunar! Bem, este que é o assunto complicado...

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre depois de 21 Março (início da primavera), pois a Lua Cheia não é a Lua Cheia verdadeira que conhecemos. Ela é uma lua a fingir, chamada “lua eclesiástica”, feita a partir de muitos cálculos pela Igreja. A sequência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de Março e no máximo em 24 de Abril, transformando a Páscoa numa festa móvel.

Além dos deliciosos folares, come-se na Páscoa cabritos e borregos assados. Para a sobremesa, temos os ovos de chocolate e as amêndoas, nhammm!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

A pásqua é divertida